segunda-feira, 29 de março de 2010

15º ENCONTRO DO GESTAR II

PAUTA
• Acolhida com mensagem;
• Exposição do caderno TP2;
• Parte I – Vídeo “O matuto no cinema”;
• Análise da variante lingüística;
• Parte II – Relato de experiência dos cursistas;
• Síntese das principais idéias do TP2;
• Unidade V – Gramática: seus vários sentidos;
• Unidade VI – A frase e sua organização;
• Parte IV – Trabalho em grupo;
• Unidade VII – A Arte: formas e função;
• GT1 – Seção 1 – Arte e cotidiano;
• Unidade VIII – Linguagem figurada;
• GT2 – Seção 2 – A expressividade da linguagem cotidiana;
• Parte V – Estudo dos textos;
• Texto 1 – Maria e Pedro na cova do vento (TP2 pág. 152);
• Texto 2 – Poemas (pinturas do italiano Giuseppe contemporâneo de Leonardo da Vinci);
• Parte VI - Socialização dos projetos elaborados pelos cursistas;
• Parte VII – Dever de casa: Continuar em sala de aula realizando atividades dos AAAs e Avançando na Prática;
• Avaliação do encontro;
• Encerramento do Gestar.
O 15º Encontro do Gestar II ocorreu no dia 27 de março de 2010, com 08 horas de trabalho, no auditório da 11ª DIRED – Assu/RN. O trabalho foi iniciado com uma bela acolhida aos cursistas e a exposição do TP2. Assistimos e analisamos o vídeo “O matuto no cinema” estabelecendo as relações com as variantes lingüísticas. Depois os professores apresentaram suas experiências, e, esse, com certeza, foi um grande momento! A exposição temática do TP2 teve como foco as idéias principais das unidades estudadas. Os trabalhos em grupo mostraram seriedade por parte dos professores que discutiram bastante, exemplificando e reconstruindo conceitos na oralidade e na escrita. Os estudos dos textos tiveram uma contribuição significativa no que diz respeito ao aprofundamento dos conteúdos e na vivência em sala de aula. Logo em seguida, os cursistas apresentaram seus projetos de trabalho sobre leitura e escrita. Foi orientado aos professores que continuassem trabalhando o material dos TPs e AAAs com os alunos em seus ambientes de aprendizagem. A avaliação deixou claro que o Gestar II contribuiu significativamente na prática do professor e consequentemente na aprendizagem do aluno.

14º ENCONTRO DO GESTAR II

PAUTA
• Acolhida com mensagem;
• Exposição do caderno TP1;
• Relato de experiência dos Avançando na Prática;
• Exposição em slides das principais idéias da Unidade I;
• Seção 1- Retrato de velho: as interrelações entre língua e cultura;
• Seção 2 – Ciúme: os dialetos do Português;
• Seção 3 – Os registros do português;
• Texto – Conta de novo a história em que eu nasci – discussão Preconceito Linguístico (Marcos Bagno);
• Exposição em slides das principais idéias da Unidade II;
• Seção 1- A norma culta (pág. 59;
• Seção 2 – O texto literário – caso do vestido e casamento dos pequenos burgueses (págs. 74 e 75);
• Seção 3 – Modalidades da língua – como se livrar dos invasores de cama (págs. 84 e 85);
• Apresentação das Unidades 3 e 4;
• Divisão dos grupos;
• GT1 – Afinal, o que é texto? Por que trabalhar com textos?
• GT2 – Os pactos de leitura – Os diálogos entre os textos: a intertextualidade;
• GT3 – As várias formas da intertextualidade – O ponto de vista;
• Socialização dos trabalhos;
• Avaliação do encontro.

O 14º Encontro do Gestar II ocorreu no dia 13 de março de 2010, com 08 horas de trabalho, no auditório da 11ª DIRED – Assu/RN. O dia foi iniciado com apresentação dos Avançando na Prática. Muitos trabalhos belíssimos foram apresentados! Em seguida, a fundamentação do TP1 foi realizada através de slides o que provocou discussões e acréscimos ao conteúdo. O texto de Bagno ilustrou e fundamentou conceitos importantes acerca do preconceito lingüístico e também serviu como elo comparativo para a exposição seguinte sobre a norma culta. Os grupos foram divididos e orientados para o trabalho e a socialização concretizou o árduo estudo do TP1. Finalizamos com avaliação destacando como o trabalho tem sido importante na prática dos professores, apesar das dificuldades com os horários.

13º ENCONTRO DO GESTAR II

PAUTA
• Acolhida com mensagem;
• Exposição do caderno TP6;
• Atividade seção Presencial (TP6);
• Unidade 21 – Argumentação e Linguagem;
• Unidade 22 – Produção Textual: Planejamento e Escrita;
• Unidade 23 – O Processo de Produção Textual: revisão e edição;
• Unidade 24 – Literatura para Adolescentes;
• Parte I – Síntese das principais idéias;
• Parte II – Exposição em slides;
• Atividade em grupo: Ampliando nossas referências págs. 155/158 e responder as questões de 1 a 3;
• Socialização dos grupos;
• Parte III – Exposição dialogada das principais funções básicas da língua escrita: Expressiva, Apelativa, Metalingüística, Poética e Referencial;
• Atividade em duplas: O planejamento e a escrita na produção textual;
• Leitura discursiva do texto: O Espírito Carnavalesco;
• Relação dos Aas com o TP6;
• Dever de casa – Realizar os Avançando na Prática e escolher um para apresentar no próximo encontro;
• Avaliação do encontro.

O 13º Encontro do Gestar II ocorreu no dia 06 de março de 2010, com 08 horas de trabalho, no auditório da 11ª DIRED – Assu/RN. Recebemos os cursistas com uma mensagem de motivação, pois estamos reiniciamos nosso trabalho. Em seguida, apresentamos a pauta e começamos o estudo do TP6. Trabalhamos as unidades 21, 22, 23 e 24 em slides, com a síntese das idéias principais. Após intensa discussão, foi direcionado o trabalho em grupo (ampliando nossas referências págs. 155 a 158) e a socialização com os Avançando na Prática foi extremamente satisfatório. Continuamos com a exposição dialogada em slides sobre as funções básicas da língua escrita. Depois foi encaminhado o trabalho em duplas. A leitura do texto: o espírito carnavalesco, concluiu o estudo com acréscimos importantes ao conteúdo estudado. Durante todo o trabalho foram feitas as relações das atividades dos AAAs com o TP6. O dever de casa foi devidamente orientado e finalizamos o nosso dia com a avaliação do encontro, cujas respostas foram positivas.