segunda-feira, 29 de março de 2010

15º ENCONTRO DO GESTAR II

PAUTA
• Acolhida com mensagem;
• Exposição do caderno TP2;
• Parte I – Vídeo “O matuto no cinema”;
• Análise da variante lingüística;
• Parte II – Relato de experiência dos cursistas;
• Síntese das principais idéias do TP2;
• Unidade V – Gramática: seus vários sentidos;
• Unidade VI – A frase e sua organização;
• Parte IV – Trabalho em grupo;
• Unidade VII – A Arte: formas e função;
• GT1 – Seção 1 – Arte e cotidiano;
• Unidade VIII – Linguagem figurada;
• GT2 – Seção 2 – A expressividade da linguagem cotidiana;
• Parte V – Estudo dos textos;
• Texto 1 – Maria e Pedro na cova do vento (TP2 pág. 152);
• Texto 2 – Poemas (pinturas do italiano Giuseppe contemporâneo de Leonardo da Vinci);
• Parte VI - Socialização dos projetos elaborados pelos cursistas;
• Parte VII – Dever de casa: Continuar em sala de aula realizando atividades dos AAAs e Avançando na Prática;
• Avaliação do encontro;
• Encerramento do Gestar.
O 15º Encontro do Gestar II ocorreu no dia 27 de março de 2010, com 08 horas de trabalho, no auditório da 11ª DIRED – Assu/RN. O trabalho foi iniciado com uma bela acolhida aos cursistas e a exposição do TP2. Assistimos e analisamos o vídeo “O matuto no cinema” estabelecendo as relações com as variantes lingüísticas. Depois os professores apresentaram suas experiências, e, esse, com certeza, foi um grande momento! A exposição temática do TP2 teve como foco as idéias principais das unidades estudadas. Os trabalhos em grupo mostraram seriedade por parte dos professores que discutiram bastante, exemplificando e reconstruindo conceitos na oralidade e na escrita. Os estudos dos textos tiveram uma contribuição significativa no que diz respeito ao aprofundamento dos conteúdos e na vivência em sala de aula. Logo em seguida, os cursistas apresentaram seus projetos de trabalho sobre leitura e escrita. Foi orientado aos professores que continuassem trabalhando o material dos TPs e AAAs com os alunos em seus ambientes de aprendizagem. A avaliação deixou claro que o Gestar II contribuiu significativamente na prática do professor e consequentemente na aprendizagem do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário