segunda-feira, 10 de agosto de 2009

7º e 8º ENCONTRO - LÍNGUA PORTUGUESA

7º e 8º ENCONTRO DO GESTAR II
O 7ª e o 8º encontro do Gestar II aconteceram no dia 19.08.2009
A pauta utilizada foi à seguinte:
• Boas vindas - Mensagem acolhedora;
• Debate: Texto Jô Soares;
• Vídeo: O que é letramento? Introdução ao TP4;
• Slide: Ampliando nossas referências;
• Leitura compartilhada: “Brasileiro não gosta de Ler?” (Lya Luft);
• Trabalho em grupo;
• Socialização dos grupos de trabalho;
• Dever de casa: Avançando na prática das unidades 13 e 14 do TP4; Estudo do TP4 – unidades 15 e 16;
• Filme: Narradores de Javé;
• Avaliação do encontro.
Iniciamos nosso encontro com uma linda mensagem dedicada a formadora Ana Juralice, que havia soprado as velinhas de mais uma data especial em sua vida. Muita emoção e alegria marcaram este momento. Redimensionamos nossa pauta e trabalhamos primeiramente o vídeo. Este proporcionou conhecer previamente conceitos formados sobre o tema, como também indagações sobre o processo de letramento. Em seguida, fizemos uma exposição dialogada, utilizando slides em data show, sobre algumas considerações feitas por Magda Soares e Ângela Kleimam sobre letramento e alfabetização. Temos que considerar que este foi um momento de aprofundamento teórico, de discussões com respaldo científico e com avanços de entendimento do censo comum para os conceitos elaborados. Toda essa discussão serviu como ponte de apoio ao TP4. O texto “Brasileiro não gosta de ler?” de Lya Luft, fomentou as discussões e trouxe à tona mitos e crenças sobre a questão posta no título do texto causando reflexão sobre o que achamos que pode ser “verdade” ou “inverdade”. Posteriormente formamos os grupos de trabalho com o TP4. As unidades 13 e 14 foram divididas pelas seções e cada grupo ficou responsável por apresentar a seção e também com um tipo de gênero, desta forma: GT1: cordel, GT2: carta ao coordenador do Gestar, GT3: peça teatral, GT4: poesia, GT5: Parodia e GT6: Jornal falado. A socialização dos trabalhos foi uma avalanche de transposições didáticas e valorização de experiências. Orientamos o dever de casa e fizemos nossa avaliação oral. Por falta de tempo não foi possível assistirmos ao filme “Narradores de Javé” e o texto de Jô Soares, ficando estes para outra oportunidade.



REFLEXÕES ACERCA DO LETRAMENTO
[...]meu pai ele não tinha o estudo, não é? O estudo que ele tinha era nada quase, mas o meu pai se expressava muito bem, sabe? Ele gostava muito e se apresentava, sabia com pouco estudo, mas devia de ser inteligente, não é? Porque o papai gostava de ler, não é? Lia muito, então, o papai falava muito bem...

LETRAMENTO: QUAL A SUA ORIGEM?
• Soares (1998), palavra inglesa “literacy”, pessoa educada, especialmente capaz
de ler e escrever;
• A autora afirma que existe um “elo” uma “conexão”, entre alfabetização e letramento;
• Alfabetização – aquisição do código da leitura e da escrita pelo sujeito;
• Letramento – apropriação e uso social da leitura e da escrita pelo sujeito;
x O sujeito para ser considerado letrado ou estar em processo inicial de letramento, segundo Soares, precisa ser no mínimo alfabetizado, ou seja, ter adquirido tecnologia da leitura e da escrita, equivale a afirmar, também, que pessoas que não adquiriram a tecnologia da leitura e da escrita, portanto pessoas “analfabetas”, pois não “sabem” codificar/decodificar letras e palavras, são consideradas iletradas.

POLÊMICA
•Uma sociedade moderna, marcada pelo avanço científico e tecnológico, onde a escrita está presente em todo o contexto social do indivíduo, é impossível afirmar que existem pessoas iletradas.

DIMENSÕES DO LETRAMENTO POR SOARES (1998)
DIMENSÃO INDIVIDUAL
•Letramento é um atributo pessoal, “algo” que está relacionado a simples posse individual das tecnologias mentais complementares de ler e escrever.
•Relação muito estreita entre escolarização, alfabetização e letramento.

DIMENSÃO SOCIAL
•Introdução da escrita numa determinada sociedade, sem uma relação forte com ela, pode trazer aos grupos consequências/transformações políticas, sociais, econômicas e linguísticas;
•É impossível definir letramento sem fazer uma análise social/cultural desse fenômeno.

DEFINIÇÃO POR KLEIMAN (1995)•“Conjunto de práticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos”.
•Considera que a leitura e a escrita fazem parte de atividades sociais, tais como ler um manual ou pagar contas.

PROFESSORES CURSISTAS SINTAM-SE CONVIDADOS PARA O 7º ENCONTRO DO GESTAR II.
ESTUDAREMOS O TP3 - UNIDADE 13: Leitura, escrita e cultura
SEÇÃO 1 - O Letramento;
SEÇÃO 2 - Letramento e diversidade cultural;
SEÇÃO 3 - Conhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita.
Para ilustrar esse momento assistiremos a exibição do vídeo " O que é Letramento", onde haverá um debate relacionado.

Um abraço, Valéria Murtinho.

EXIBIÇÃO DO VÍDEO: O que é Letramento?