segunda-feira, 3 de agosto de 2009

6º ENCONTRO DO GESTAR II


PAUTA
6º ENCONTRO DO GESTAR II
O 6ª encontro do Gestar II aconteceu no dia 01.08.2009
A pauta utilizada foi à seguinte:
• Acolhida: Pessoas são como perfume;
• Leitura compartilhada: A Língua em todas as disciplinas de Luiz Carlos Menezez;
• Avaliação do encontro anterior;
• Socialização da Unidade 12 - TP3;
• Dinâmica: Balas do crescimento;
• TP3 167 - comentários;
• Oficina 06 - Unidade 12;
• Resultado dos avançando na prática;
• Recebimento dos relatórios;
• Dever de casa.
A mensagem de acolhida foi um deleite de emoções e sentimentos bons e intensos, um excelente toque para iniciar o encontro. Em seguida, o texto de Luiz Carlos Menezes, A Língua em todas as disciplinas, fomentou as discussões sobre a interdisciplinaridade e o valor do uso da língua escrita em todos os componentes curriculares.
Algo muito relevante neste encontro foi o momento de avaliação. Os cursistas apresentaram pontos positivos e negativos. Entre os positivos, citaram: troca de experiências, material de ótima qualidade, aceitação dos alunos, integração do grupo e outros. Quanto aos negativos, dois pontos foram muito relevantes: muito trabalho para casa (pouco tempo) e formação sempre aos sábados. Pontos que, logicamente, foram ouvidos e discutidos com a turma.
A socialização da Oficina 06 – Unidade 12 foi tranqüila com a participação ativa dos cursistas. Como também, as experiências exitosas dos professores na apresentação dos avançando na prática. Logo em seguida foi encaminhado o dever de casa. Texto de Jô Soares, Oficina 06 exercício escolar.

5º ENCONTRO DO GESTAR II



PAUTA
5º ENCONTRO DO GESTAR II
O 5ª encontro do Gestar II aconteceu no dia 18.07.2009
A pauta utilizada foi à seguinte:

• Acolhida (mensagem escrita do amigo);
• Mensagem em slide (compartilhando os grandes momentos dos encontros anteriores);
• Leitura compartilhada: “A professora e a maleta”;
• Socialização da Unidade 11 – TP3;
• Socialização da oficina 5 da Unidade 10 – TP3;
• Dever de casa.

A mensagem e a acolhida tiveram um toque de magia especial neste encontro. Ambas motivaram os cursistas a trocarem palavras de aconchego e carinho. A mensagem em slide foi acompanhada da música “o que é o que é” de Gonzaguinha, todos cantaram e participaram do momento ESPECIAL! Em seguida foi lido o texto “A professora e a maleta” que além dos aspectos de interpretação foram também focados os traços descritivos dentro de um texto narrativo. As discussões anteciparam os conteúdos que a Unidade 11 iria tratar (sequências tipológicas).
Foi utilizada como metodologia para trabalhar a Unidade 11 – TP3, a divisão da turma em três grupos, de acordo com cada seção. Os grupos se posicionaram com firmeza apresentando elementos essências para o reconhecimento de tipos de textos narrativos, descritivos, injuntivos, preditivos e dissertativos. Outro fator relevante nas discussões foi a diferença estabelecida em tipos de textos e gêneros textuais. A socialização da oficina 5, elevou a autoestima dos cursistas com a riqueza das experiências. Em seguida, orientamos o dever de casa, estudo das unidades seguintes.