sábado, 4 de julho de 2009

4º ENCONTRO DO GESTAR II
















O 4º encontro do Gestar II foi realizado no dia 04.07.2009
PAUTA
4º ENCONTRO DO GESTAR II
O 4ª encontro do Gestar II aconteceu no dia 04.07.2009
A pauta utilizada foi à seguinte:
• Acolhida com mensagens de autoestima com balinhas;
• Leitura de imagens: Ditados Populares;
• Realização da Oficina 5 - Unidade 10;
• Socialização das biografias e autobiografias;
• Socialização dos Avançando na Prática;
• Dever de casa: Estudar e realizar as atividades das unidades 11 e 12 do TP3. Os alunos foram divididos em grupos e cada um ficou responsável por socializar uma seção no próximo encontro. Também foi orientada uma atividade individual que está contida na oficina 5 da unidade 10 - Parte III para socializar no próximo encontro.
A mensagem “ditados populares” promoveu uma gostosa discussão entre os participantes. A leitura das autobiografias permitiu uma carga forte de emoções e sensibilidade. A socialização dos avançando na prática iluminou o ambiente com resultados positivos das atividades desenvolvidas em sala de aula. Os cursistas sabiamente realizaram as atividades acrescentando os olhares necessários para atender as necessidades educativas.








3º ENCONTRO DO GESTAR II

MOMENTOS DO 3º ENCONTRO - LÍNGUA PORTUGUESA





3º ENCONTRO DO GESTAR II
O 3ª encontro do Gestar II aconteceu no dia 27.06.2009
A pauta utilizada foi à seguinte:
• Acolhida com distribuição de poesias de Drummond;
• Uma mensagem de acolhida (Bom dia Sherek);
• Leitura compartilhada da crônica "O assalto" de Carlos Drummond de Andrade;
• Trabalho com o TP3 - Unidade 9 - Seção 1, 2 e 3 e a relação com o AAA3;
• Trabalho com o TP3 - Unidade 10 - Seção 1, 2 e 3 e a relação com o AAA3;
• Trabalho com biografia e autobiografia;
• Trabalho em grupo: Ampliando nossas referências;
• Socialização dos trabalhos;
• Dever de casa: Escolher um dos avançando na prática das unidades 9 e 10 e aplicar com os alunos e socializar no próximo encontro. Escrever a biografia ou autobiografia e apresentar no próximo encontro;
• Avaliação:
- O QUE FOI BOM: discussões, praticidade, relevante e grande participação do grupo.
- O QUE SUGERE: cumprimento dos combinados (horário).
Inicialmente foi utilizada uma mensagem de acolhida “Bom dia”. Momento de acolhida para estreitar os laços de afetividade (abraços e desejos de boas vindas e sucesso). Logo em seguida, para introduzir o autor da Unidade trabalhada, foi apresentado em slides a crônica “O assalto” de Carlos Drummond de Andrade. Seguidamente, o TP3 – unidades 9 e 10 foram apresentadas utilizando a exposição temática, com foco nas seções: leitura dos gêneros textuais, diferenças, semelhanças, gêneros bibliográficos, classificação, fábulas e competência sócio-comunicativa. Na unidade 10 foi trabalhado o gênero literário e não-literário e o cordel. Todas as seções são postas de forma que os cursistas percebam a relação existente entre os TP3 e os AAA 3.